Jornada REACT !

O QUE MUDAR EM SEU NEGÓCIO’
NESSES TEMPOS DE INCERTEZA?

Se o ambiente muda, sobrevive quem se adapta às mudanças

Não é a espécie mais inteligente que sobrevive; nem a mais forte; sobrevive a espécie que melhor se adapta às mudanças do seu ambiente. – Charles Darwin, A Origem das Espécies.

Como as pequenas empresas estão reagindo à pandemia? Como VOCÊ quer reagir?

Segundo o Sebrae, durante a crise, 42,5% das pequenas empresas mudaram a forma de funcionamento, 45,8% interromperam o funcionamento temporariamente, 8,5% não fizeram mudanças e 3,2% decidiram fechar a empresa. [datasebrae.com.br/corona].

Dentre as que seguem abertas, 32,3% estão utilizando as ferramentas digitais, 44,3% dizem só conseguir operar presencialmente, 12,4% dizem não conseguir usar as tecnologias digitais e 11% estão agindo de outras formas.

Algumas das mudanças incluem vender nas redes sociais, criar um site de venda, usar serviços de venda online e por apps, participar em comunidades do interesse dos clientes, fazer propaganda na Internet, adotar teletrabalho, fazer parcerias para vendas e entregas conjuntas, comprar direto dos fornecedores ou vender direto aos consumidores.

ATENÇÃO: ESTAS MUDANÇAS SÃO OBRIGAÇÕES QUE IGUALAM AS EMPRESAS, POIS TODO MUNDO SABE QUE SÃO NECESSÁRIAS.

O que você vai fazer de diferente?

QUE INOVAÇÕES VOCÊ PODE FAZER

  • NO SEU PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS?
  • NA SUA FORMA DE PRODUZIR E ATENDER?
  • NA FORMA COMO SURPREENDE SEUS CLIENTES?
  • NA FORMA COMO CONQUISTA NOVOS CLIENTES?

Na jornada REACT! vamos buscar respostas para estas perguntas:

O QUE VOCÊ PRECISA MUDAR EM SEU NEGÓCIO PARA SOBREVIVER DURANTE A CRISE E PROSPERAR DEPOIS DELA?

COMO DESCOBRIR O QUE ‘DE VERDADE’ SEUS CLIENTES PRECISAM OU DESEJAM, HOJE?

PORQUE ALGUÉM VAI ESCOLHER VOCÊ E NÃO UM CONCORRENTE?

COMO TESTAR SE SUAS IDEIAS FUNCIONAM NESSE MUNDO, CADA VEZ MAIS ONLINE?

COMO APRENDER COM QUEM ESTÁ INOVANDO NO VALOR QUE ENTREGA AOS CLIENTES?

O QUE VOCÊ PODE OFERECER, ALÉM DE ÁLCOOL GEL, DELIVERY, DRIVE-THRU, SERVIÇO ONLINE?
CRIE ALGO ÚNICO, QUE SURPREENDA O CLIENTE.

Delivery, takeaway, drive-thru e home office não são diferenciais. São obrigação!!

Como é o processo do REACT!

Workshop REACT!

O workshop REACT! apresenta ferramentas para você (1) entender quem é ou poderá ser seu cliente, (2) descobrir o que as pessoas estão precisando mas talvez ainda nem saibam, (3) analisar quais competências e recursos você já tem ou deve buscar para atender essas demandas e (4) decidir dentre as possibilidades aquela que mais o motiva e que pode sustentá-lo.

Mentoria individual

Nas sessões de mentoria individual, cada participante é incentivado a aplicar ferramentas visuais e intuitivas para refletir PORQUE esse negócio deve existir, entender a QUEM ele pode interessar e O QUE tais pessoas desejam ou necessitam (conscientemente ou não) e propor COMO seu negócio pode conquistar, encantar e manter clientes.

Mentoria em grupo

Nas sessões de mentoria em grupo React! os participantes são orientados a repensar seus negócios e a debater com os colegas se o que oferecem é algo do tipo “tenho que ter ” ou mais uma “coisa legalzinha”.

Quando alguém explica o que está pensando para os outros, também visualiza melhor suas próprias ideias. E quando ouve as dúvidas, sugestões e mesmo críticas dos demais, expande sua compreensão do problema e das possíveis soluções. Além disso, cada um pode se colocar no papel de cliente dos colegas.

O que dizem os participantes

Normalmente o empreendedor ou empresário tem uma visão muito peculiar do seu negócio. A jornada Inovemus tem a condição de oferecer visões diversas e distintas, o que facilita o encontro de soluções eficientes e sustentáveis. Promover mudanças reais em negócios reais!! Como mentor de negócios, me trouxe grande evolução. <ler na íntegra>

Sandro Bouth Guedes, diretor da Bouth Guedes Propriedade Intelectual


As dinâmicas do Inovemus despertaram a busca pelos meus talentos essenciais. Introspecção é fundamental para o empreendedor perceber sua essência, para construir produtos e serviços melhores. “Se queres criar um produto ou serviço inovador e alinhado a seu talento e competência, a metodologia Inovemus vai te ajudar a revelar o seu melhor”. <ler na íntegra>

Patrícia Barreto, Chief Operational Officer da AP9 Solutions.


A metodologia do Inovemus tem muito a ver com o empreendedorismo. No empreendedorismo você precisa realmente encontrar esse propósito. Você tem que estar sempre atualizando, jamais fazer alguma coisa igual a ontem. Nós todos estamos diante do Corona Virus e a grande pergunta que se faz é “E aí? Como é que vai ser o day after?”. Então a metodologia pode te ajudar a descobrir o seu propósito, e viver daquilo que você ama. <assistir vídeo>

Marcelo Simas, Head de Gestão do Conhecimento no Energy Hub

Amei o mergulho interior. Às vezes foi até dolorido, como na dinâmica da criança interior. É dificil, ser sincera comigo mesmo. Os exercícios de autoconhecimento são um diferencial do Inovemus. E assim, de mente e corações abertos – e mapeados – podemos avaliar e decidir o quanto e como podemos aliar o que nos move e o que nos dá $$. <ler na íntegra>

Ana Maria Machado, sócia da Empreender-se Gestão e Comunicação


Como é que eu consigo … fazer com que esse negócio nasça melhor ou se desenvolva melhor ou se reinvente. A metodologia Inovemus é o elemento que faltava nesse jogo. O Inovemus … faz com que eu construa isso dentro de mim … e sirva como mola mestra para fazer com que meu negócio tome uma outra dimensão ou nasça de uma forma mais bem constituída. <assistir vídeo>

Carlos Henrique Leão, Community Leader da Startup Weekend.


O que o REACT! propõe

Apoiar o dono de um negócio ― ameaçado pela pandemia ou inspirado por ela ― a entender quem é ou poderá ser seu cliente, descobrir o que as pessoas estão precisando mas talvez ainda nem saibam, analisar que competências e recursos dispõe ou precisa buscar para atender essas demandas, escolher dentre as possibilidades aquela que mais o motiva e que pode sustentá-lo. Dotar este empresário-empreendedor de ferramentas que o ajudem a sobreviver na crise e prosperar depois dela.

Será que o REACT! é para mim?

O REACT! é para você

  • se você tem um negócio afetado pela pandemia
  • se você quer criar um negócio que facilite nossa vida
  • se você quer ter motivao para saltar da cama feliz

O que já realizamos

Educação

Capacitação em criação de novos negócios, lean startup, design thinking, economia criativa junto às Incubadoras de Empresas da COPPE UFRJ e da UFF, FGV Rio, FIRJAN, CRIE COPPE UFRJ.

Mentoria

Mentoria de negócios junto a ABMEN Associação Brasileira dos Mentores de Negócio, Founder Institute, Swiss Nex. Consultoria no planejamento estratégico do Parque Tecnológico da UFRJ.

Pesquisa

Metodologia Mindful Business para projeto de negócios baseados em propósito. Método HOPE House of Purpose Expansion. Estudo do processo decisório de criadores de startups (tese de doutorado).

Nosso propósito

O propósito do InoveLab Ateliê da Inovação é apoiar empreendedores e empresários inovadores a criar, melhorar ou reinventar um negócio sustentável, que realize seu propósito de vida.

Para nós CRISE É OPORTUNIDADE de repensar a forma como podemos viver daquilo que amamos e sabemos fazer.

Neste mundo cada vez mais INCERTO, online e digital é essencial oferecermos algo que o mundo precisa e descobrirmos quem valoriza e está disposto a pagar pelo que oferecemos.

Para tanto, devemos (1) buscar novas oportunidades neste mundo em mudança, (2) identificar e entender potenciais clientes, (3) propor novas formas de oferecer algo de valor, (4) formatar um modelo de negócio diferenciado e (5) testar, melhorar, testar, modificar, testar e (6) testar até validar se aquilo que projetamos é mesmo desejado pelos clientes, viável economicamente e sustentável a médio prazo.

Nossos diferenciais

Nossa metodologia de projeto de negócio combina ferramentas visuais adotadas pelas startups e pelas áreas de novos produtos de empresas inovadoras, em todo o mundo. Para isso, empregamos métodos ágeis, combinando design thinking, lean startup e modelos intuitivos, como ikigai, persona, mapa de empatia, proposta e mapa de valor e canvas do modelo de negócio. Nosso diferencial é integrar as informações de distintos modelos para montar uma visão do negócio em 360 graus.

Nossa metodologia de aprendizagem organiza o conteúdo em torno de um projeto prático que o participante quer desenvolver ou do problema que deseja resolver. Para isso, empregamos aula invertida, ensino à distância e aprendizagem baseada em projeto. Nosso diferencial é combinar construtivismo, aprendizagem ativa e cocriação.

Nossa metodologia de mentoria de negócio promove a descoberta pelo mentorado de caminhos para criar um negócio viável, que realize seu propósito. Unimos método socrático e gestão do conhecimento, fazendo as perguntas que levem o empreendedor a refletir, buscar e analisar dados e tomar decisões. Nosso diferencial é apoiar o protagonismo do mentorado, ao invés do usual “se eu fosse você, eu faria isso”.

Quem somos

O InoveLab Ateliê da Inovação dedica-se a apoiar a modelagem de negócios inovadores, através de ensino, mentoria e pesquisa.

Combinamos princípios de mindfulness com inovação para inspirar a criação de negócios baseados em propósito.

Adotamos a metáfora de um “ateliê de inovação” para enfatizar a importância de abordar a inovação como um processo contínuo de descoberta e aprendizagem, que combina tecnologia e arte, lógica e intuição.

Quem somos

O InoveLab Ateliê da Inovação dedica-se a apoiar a modelagem de negócios inovadores, através de ensino, mentoria e pesquisa.

Combinamos princípios de mindfulness com inovação para inspirar a criação de negócios baseados em propósito.

Contatos

Instagram mentor.claudiodipolitto

FB Messenger claudiodipolitto

email inovelab.atelie@gmail.com

Adotamos a metáfora de um “ateliê de inovação” para enfatizar a importância de abordar a inovação como um processo contínuo de descoberta e aprendizagem, que combina tecnologia e arte, lógica e intuição.